Casamento Morno

“Olho para o lado e fico observando meu marido, ele quieto sentado na sala, olhando a TV como faz todos os dias. Nossa vida parece um filme repetitivo, nosso diálogo é monótono, sexo de vez em quando e quando saímos não sabemos o que falar…”

Esta queixa foi tirada de uma sessão de uns dias atrás, mas ela é bem comum em consultório.

O casamento não tem brigas nem humilhações, mas tem um clima de mesmice no ar. Eles se respeitam, mas falta vibração, falta alegria…

O que acontece com este casal?

A rotina assolou a leveza, deixaram de brincar, de rir, de se divertir. Isto não quer dizer que o casamento virou um fracasso – ele tem chances de se revitalizar.

Mas como?

Que tal você que está lendo esta matéria propor para seu companheiro algumas mudanças. Deixar claro que, embora você perceba que o relacionamento anda desanimado, você acredita que tudo pode melhorar. Uma conversa positiva e não uma conversa desanimada, com tom melancólico.

A conversa tem que passar a proposta de renovar algo entre vocês. Deixe claro para ele, e principalmente para você, que a crise é momentânea e que tem solução.

Não resolve nada apontar diferenças como “você não é o mesmo, você não me dá carinho, você não sai mais, você mudou”… É obvio que a relação de vocês mudou para pior, senão não estariam nesta mornidão em que estão.

Apontar os erros para seu companheiro só promove a sensação de fracasso, e um homem se sentindo fracassado paralisa. Ele pensa “já que não sou bom o suficiente, então não sei para onde ir”… Ou seja, a mornidão vai piorar.

Então, sejamos objetivos: o que está faltando para melhorar o relacionamento de vocês é investimento!

Invista novamente na relação, proponha mudanças e nunca fale em separação, se não tiver certeza disto.

Falar em separação bobamente diminui a seriedade do relacionamento, dando a uma sensação de insegurança ao homem. “Como vou melhorar se ela quer se livrar de mim?” Novamente ele paralisa e não tenta melhorar em nada.

Voltemos às sugestões…

Fazer cursos juntos (dança, culinária, idiomas), projetos simples como andarem todos os dias, um cineminha de vez em quando, receberem pessoas na sua casa… Tentem conversar sobre coisas e não sobre o que acontece ao casal.

A mulher normalmente acha que falar sobre a problemática do casal vai resolver, mas o que vemos é o contrário: quanto mais os homens escutam que tudo está mal, mais eles se desanimam e se perdem sobre o que fazer…

Se você está num relacionamento morno e sente que ainda há sentimento entre vocês, proponha saídas, dê uma chacoalhada no relacionamento.

Cuide de você também, pois nós, mulheres, quando estamos sensíveis, carentes, sentimos uma necessidade imensa de atenção, de carinho, e tendemos a achar que tudo está horrível e sem saída. Dizer para seu marido: “você não me ama mais, você não sente atração por mim”… São frases que não promovem mudanças.

Se você não anda se sentindo amada como antes, fale objetivamente do que sente falta: de beijos, de carinhos, de elogios, de sexo. Ou haja você tomando a iniciativa, pois uma ação promove uma reação.

Outra sugestão: não se compare a outros casais, pois provavelmente quem vê você e seu companheiro deve ter a nítida impressão que vocês sim estão felizes… Ou seja, a grama do vizinho normalmente é mais verde que a nossa. Isso é uma característica estrutural de nós, mulheres.

Normalmente, quando um casamento começa a ficar parado, somos nós, mulheres, que ficamos atentas. Então aja você.

Coloquei no feminino, pois o que vejo na clínica são mais mulheres atentas à saúde do relacionamento do que os homens. Quando eles percebem que algo não vai bem é por que o relacionamento já está decadente.

Acredite que possam mudar, tenha atitudes positivas, mais carinho, mais risada, mais toques, dê mais colorido à vida de vocês!

Sandra Mariani

 

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “Casamento Morno

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s