Fim de Ano Chegando …

Faltam 10 dias para acabar o ano de 2015… As ruas estão iluminadas, árvores envoltas com luzinhas, os shoppings lotados, o trânsito pesado, as pessoas estão agitadas. Elas aguardam algo acontecer… o ano findar e o próximo ano vir…

O que acontece emocionalmente com as pessoas nesta época do ano?

Muitos se sentem cansados, exaustos.

Mas tem algo diferente no ar, além do cansaço habitual de todo final de ano. Esse foi marcado pela sensação coletiva de descrédito. Presenciamos muitos escândalos políticos, o escancaramento da impunidade, o desemprego. Há uma sensação de fracasso no ar, deixando que as pessoas fiquem desiludidas e exigentes ao que vai acontecer. Muitas se sentem como que espremidos, como uma laranja sem sumo.

Quando der meia noite, a sensação vai ser de uma catarse geral. “Ufa! Enfim esse ano terminou”. As pessoas vão se despedir de 2015 com o semblante de alívio e acreditando que em 2016 tudo vai se ajeitar.

No consultório, percebemos pessoas mais angustiadas que no ano de 2014. A impotência foi marcante, os casais mais intolerantes entre si, o copo está se enchendo mais rápido, as pessoas estão irritadíssimas com multas… Hoje os radares estão famintos por uma leve distração, as velocidades caem de repente como se fosse numa grande pegadinha. Até o dirigir que era uma forma de descontração, hoje se faz tenso. Sair com a família para passear é marcado pelo viés da “ladroagem ¨.

Uma das piores coisas que o ser humano experimenta é a sensação de estar acuado, e muitos chefes de família sentiram isso na pele. As contas chegavam, mas em contra partida, seus currículos não foram escolhidos para uma nova proposta de emprego.

E no amor …

A maioria foi de um grande desencontro… Muita gente se falando nos aplicativos de bate-papo, mas com pouco envolvimento. A impressão era que ninguém queria nada sério. Bastava o seu desejo não ser correspondido (“quero te ver agora e do jeito que eu quero”), e imediatamente a pessoa pulava para o próximo da fila…

A frase de efeito é “MAIS AMOR POR FAVOR”. Menos preconceito, mais tolerância com o próximo, mais harmonia nos lares…

Nunca as pessoas estiveram tão esgotadas de tudo como este ano…

Mas daqui 10 dias, eu, você, todos, iremos torcer para que 2016 seja bem mais tranquilo e que voltemos a acreditar em melhoras em todos os segmentos, que tenhamos muitos encontros e poucos desencontros. E os desencontros que surgirem, que venham acompanhados de boas saídas!

 

Sandra Mariani

Anúncios

Um comentário sobre “Fim de Ano Chegando …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s