Circulo Vicioso

Você já deve ter vivido uma situação assim …

Me lembrei de alguns casos … brigas repetitivas entre o casal , chega um momento que não se sabe mais o motivo da discussão , é algo interminável , ninguém dá o braço a torcer , um alimenta a irritação do outro, causando um desconforto enorme a saúde do relacionamento.

Um outro exemplo é o que acontece  entre pais e filhos adolescentes  , o filho irrita a mãe e a resposta da mãe alimenta a irritação do filho, não saem disso , o filho evita a companhia da mãe e a mãe se sentindo mal amada pelo filho, tem como resposta  irrita-lo cada vez mais.

Uma atitude sua acaba reforçando a resposta do Outro , criando um circulo vicioso , do qual o mal comportamento é instalado entre duas pessoas, sendo muito difícil se livrarem disto.

Um alimenta o mal comportamento do outro, a culpa do ocorrido é  sempre do outro e você se vê aprisionado a situações como : brigas incansáveis, desprezos, retaliações , cenas que levam ao ciumes …

Antes de mais nada, observe se algo que você faz, acaba alimentando a resposta do outro ?

Caso observar que sim,  então estamos diante do circulo vicioso , parece com uma cena de um cachorro correndo atrás do próprio rabo , ou seja , algo interminável, não produtivo e que deixa os protagonistas como refém desta situação.

Como quebrar este comportamento viciante ?

Uma pessoa só é capaz de quebrar este circulo vicioso se ela não tiver necessidade de ser a ganhadora no quesito brigas .

No inicio, você que quer  acabar com este comportamento viciante, vai ter que ser firme , corte a discussão e não a alimente de forma alguma , diga para ou seu marido, ou seu filho , ou sua irmã , que quer cortar este circulo que aprisiona tanto vocês .

Mude suas atitudes e obviamente teremos outras respostas e tendo outras respostas teremos outras atitudes .

Pergunte se da próxima vez : Preciso ter sempre a razão, ser o ganhador nesta discussão … isso é algo inteligente ou meramente infantil ?

 

Sandra Mariani

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s