Amo Minha Mãe Mas Ela Me Manipula

Dia das mães… presentes, flores, almoço diferenciado, mimos e tudo mais … uma data que comove quem tem sua mãe por perto e quem infelizmente não a tem mais.
Hoje meu tema é para filhos(as) que amam suas mães, mas elas não são fáceis de lidar, manipulam o tempo todo, criam situações delicadas, são chantagistas e caso o filho(a) se posicione elas adoecem seriamente.
È complicado perceber que sua mãe é assim, pois ela acaba deixando seu filho independente da idade, totalmente submetido as suas demandas infinitas.
A linha é tênue entre o que é de direito dela, afinal ela que lhe criou e até que ponto ela está desrespeitando o seu espaço, te infantilizando ao ponto de você no dia das mães se sentir magoado, confuso, pois afinal ela é minha mãe como posso sentir essa angustia toda …
Recebemos várias perguntas assim: como amar uma mãe que manipula, que age o tempo todo melindrosamente e que acaba deixando o filho(a) com a sensação de impotência .
Manipuladoras, como assim ?
Tem mães que não entendem a sua filha( madura , muitas vezes mãe de filhos adultos) quando ela diz querer um namorado, elas refutam dizendo que são assanhadas e não há necessidade de homem … e quando sabem que sua filha está tentando conhecer alguém, elas fazem de tudo para impedir isso .O que fazem ?
Dificultam o máximo se  mostrando frágeis, criando uma demanda exagerada não sobrando  tempo para sua filha tentar se aproximar de alguém.
Outras criam uma sensação nos filhos de que eles nunca a satisfazem, ou eles não ajudam financeiramente como deveriam ou não dão atenção como ela esperava. ( aqui me refiro a filhos cuidadores que se esmeram pelas suas mães )isso reflete filhos aflitos, angustiados que sempre se sentem culpados com relação a suas mães.
O que fazer quando temos mães que ao longo dos anos se tornam amargas, egoístas, muito críticas ?
Primeiro entenda que ela é assim, o ato de ser mãe não quer dizer que vão ser amorosas, acolhedoras, algumas apenas se tornaram mães e pode ser que sua mãe não tenha tido essa vocação de cuidar, de acalentar  e isso tem que ficar claro para você, não que você não MERECEU ESSE CUIDADO, ela simplesmente não conseguiu exercer a maternagem ( o ato de ser mãe na íntegra ). Sendo assim o peso do passado diminui e você consegue enxergar que ela tentou mas que teve suas dificuldades …  cuidou na medida do possível.
Tem filhos(as) que tentaram em vão ser mediadores de seus pais, agindo como uma ponte entre eles …sua mãe sempre criticando acidamente o seu pai e vice versa.
Você percebe que tem várias maneiras de manipular, vai desde a chantagem emocional até infelizmente criar uma barreira entre você e seu pai.
Ter uma mãe difícil não pode ser um empecilho para você ser um sujeito desejante e pensante.Não repita com seus próprios filhos esse traço tão complicado que é o  de manipular.por adotar uma postura frágil

Sandra Mariani

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s