A Histeria e os Relacionamentos

Quando se usa essa expressão histérica, logo se pensa em uma mulher descompensada, totalmente enlouquecida.
Na verdade , a psicanálise caracteriza homens e mulheres tendo uma estrutura histérica
 e não tem nada a ver com essa visão de pessoas loucas, descabeladas que gritam por qualquer coisa.
A característica dos histéricos é a sua maneira de chegar ao que desejam, tem todo um ritual repetitivo nesse percurso até o desejo, o que na verdade os deixam extremamente infelizes .
Vou usar uma analogia: imagine que você vai viajar de carro até um determinado lugar, você se organiza, faz vários empenhos para chegar até lá, pega a estrada e quando está quase  chegando ao seu destino, VOCÊ SE PERDE NO CAMINHO , pega um atalho e se perde nele o que acaba  dificultando ou impossibilitando a sua chegada .
Assim é o que acontece com uma mulher histérica por exemplo, ela quer um relacionamento e quando está prestes a te-lo ela se perde, muda sua rota e volta lá no inicio do percurso e recomeça  tudo de novo… sem nunca chegar ao seu desejo de fato.Você pode estar pensando: ¨mas se ela queria tanto uma pessoa por que quando a encontra ela desiste ?¨
Porque a sua maior dificuldade é chegar ao desejo e pega-lo nas mãos.
Às vezes o histérico até chega ao objeto desejado, mas imediatamente usa inconscientemente outra estratégia , o desdem , desvaloriza a pessoa, achando mil defeitos para justamente não assumir nada de fato.
Isso é muito delicado, as vezes você conhece uma pessoa, teve a tal empatia, tudo deu certo e do nada ela ou ele desanima e recomeça tudo de novo, ou seja , volta a procurar  e quando acha alguém interessante muda a sua rota.
Para os sites de relacionamento isso é o ideal !Procuram e nunca acham e assim continuam como assinantes eternos .
Há variação no grau do comprometimento dos histéricos, os mais comprometidos são os que não saem do lugar, procuram e nunca acham alguém que ¨valha a pena ¨e vivem sua vida nessa busca eterna. O grande álibi que usam é¨ainda  não encontrei quem me desse o tal estalo .
Tem os histéricos que acham, tentam se relacionar e perdem o encanto muito rápido, desdenhando o objeto de desejo e obviamente voltando ao inicio da  grande procura.
 Agora tem uma parcela de histéricos que acham, se relacionam mas nunca conseguem estar  INTEIROS . Eles estão dentro de um pseudo relacionamento, mas pecam em não se relacionar na íntegra, são casos de mulheres que ficam com seu par mas não se posicionam como mulheres de fato, elas são arredias quase que o tempo todo, na vida sexual normalmente nunca se satisfazem com seus parceiros. E casos de homens que ficam no relacionamento, mas ficam pela metade deixando claro para a sua parceira que a qualquer momento ela vai perder o posto e logo entrará uma deslumbrante mulher no seu lugar

As pessoas com estrutura histérica  até se relacionam, gostam, amam, mas deixam o parceiro (a) numa posição desconfortável, ou seja nunca se sentem tranquilos nesse relacionamento…a impressão que dá é que a qualquer momento tudo vai ruir, essa sensação de instabilidade é constante o que acaba  lhe deixando aflito e confuso. 
O que fazer então ? SE POSICIONE O TEMPO TODO … deixe claro o que você deseja nesse relacionamento … por mais temeroso que o histérico fique, ele(ela) precisa de alguém com posições claras ao lado dele . Caso o histérico decida ( não posso chamar de decisão ) que prefere escapar …deixe . 
E nesse ínterim não o procure de forma alguma, ele na verdade está perdido com ele mesmo e a sua ausência possivelmente o fará a retomar a estrada e voltar ao seu destino . 


Sandra Mariani

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s