Compulsão

Compulsão o que significa isto, pra quem sofre deste mal ?
Vou usar uma metáfora para explicar melhor: imagine uma torneira de água, aberta totalmente e um esguicho acoplado a ela, esse esguicho esta torcido e com isso a água fica sem saída,  normalmente a água acaba saindo desorientada por vários furinhos que a própria pressão ocasiona ela não tem direção correta …
È isso que acontece com uma pessoa compulsiva, ela possui dentro de si uma energia abundante, por não dar conta disso  acaba desaguando de forma desorientada em áreas como : compulsão com comida, por sexo, por compras, jogos …
Essa avalanche de energia interna( compulsão) fica represada e quando sai , esta energia deságua de forma  intensa e faz com que a pessoa fique perdida e estar perdida a faz ficar mais compulsiva ainda.
Todos temos duas energias internas ( pulsões ) que bem gerenciadas, são o nosso motor interno, isso que nos move para frente, mas quando não são bem gerenciadas elas nos desorientam, ao invés de irmos pra frente é como se ficássemos patinando no mesmo lugar.( facilmente o compulsivo se vê agindo em círculos, sempre endividado, sempre perdido nas suas paixões, sempre engordando mais do que esperava…)
Ser compulsivo é algo que limita a vida, é algo que muitas vezes envergonha e que faz com que a pessoa se isole o que acaba favorecendo a própria compulsão.
Pensar em comer por exemplo, o compulsivo pensa em comida o tempo todo, come de forma descontrolada, seu apetite é imenso e nada o faz parar de comer .
Todo compulsivo tem um grande briga interna , de um lado ¨a lei ¨lhe diz : para de comer, você vai engordar ou passar mal e de outro lado outra voz a ¨sem lei ¨diz : que nada eu gosto de comer e vou comer sem limites , não vou me privar disso !
Percebemos, que nos compulsivos há  uma briga irritante e constante sobre o que é correto fazer , com regras, limites e o que não se devia fazer. Todo compulsivo por ter um excesso de energia interna, tem facilidade de transgredir qualquer lei que seja , por isso que uma compulsão acaba desaguando em outra, ex : um comedor compulsivo acaba sendo um comprador compulsivo e pode facilmente acabar sendo um compulsivo sexual .
O que fazer então ?
Primeira coisa, entender que você precisa usar essa sua energia abundante em outras coisas além do objeto de compulsão. 
Se sua compulsão é de comer, passe a comer outras coisas além de comida, conhecimento, exercícios físicos, conhecer pessoas, distraia sua mente em outras coisas além é obvio de comida .
 Se sua compulsão for de compras NUNCA se dê o direito de ir passear num shopping sozinha, munida de talão de cheques e cartões de crédito para se distrair ,por que com certeza você vai comprar coisas desnecessárias, uma outra situação evite  comprar de imediato o que deseja, olhe e vá pra casa e reflita se tem necessidade real de adquirir aquela peça, ou seja, prevaleça a necessidade e não seja movido apenas pelo desejo .
Numa pessoa compulsiva o seu desejo é demasiado por natureza então dar crédito a ele é ser no minimo ingenuo .
Compulsão sexual, estar em sites de relacionamentos  facilitaria em muito os encontros casuais levando você ter uma vida sexual descomedida e compulsiva, então se esse for o seu caso , reflita se é prudente estar num local que favorece a casualidade sexual.
Ter compulsão é não dar conta de seus impulsos, é um desaguar de energia de forma descomedida, a maioria dos compulsivos são pessoas inquietas, inteligentes e antenadas use toda essa sua agilidade no pensar, no agir em outras coisas que te favoreça.
Escrever essas poucas linhas sobre este assunto é de muita responsabilidade já que o assunto é delicado e abrangente.
Caso você passe por este desatino (compulsão) procure um profissional que o ajude a GERENCIAR essa pulsão toda, pois ela bem gerenciada você perceberá o quão longe poderá ir!


Sandra Mariani 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s