Se Ame !

Na verdade, o que podemos chamar de auto estima ?
O se gostar, se apreciar , saber quais são seus pontos fortes e os não são tão fortes assim.
Observar o seu trajeto pela vida , todos os papéis que você acabou desempenhando, tudo o que esta na sua ¨caixa preta¨, todos os registros que acumulou durante os momentos da sua vida .
Aprender a se amar !
Passamos por situações que repentinamente tudo muda, o percurso que andávamos agora é outro …
Percebe-se que o que facilita a falta de auto estima geralmente é a quebra de algum papel que era muito importante para você , o pior é quando você se significava APENAS neste papel e agora ele não existe mais ou mudou sua configuração.
Vou  explicar , uma mulher pode desempenhar muito bem seu papel de mãe, mas ela também tem outros papeis como esposa, seu trabalho , seu rol de amigos , seus Hobbies,  tem outros objetivos, além de ser uma boa mãe.
Ao passo que seus filhos crescem, esta mãe vai  sentir uma mudança no cenário , mas de forma mais amena , ela não vai se sentir sem valor por seus filhos não precisarem vitalmente de seus cuidados , pois ela tem outros papéis que vão dar sustento, quando aquele papel de mãe cuidadora for menos usado.
A configuração mudou mas ela não se perdeu como SER nesta mudança .
Quanto mais papeis definidos você tiver , menos chances de ter baixa estima .
Viver um fim de um namoro é muito desgastante, mas se você tem outros papeis além de namorada , você terá meios  para lhe amparar .
Você perdeu seu emprego, além de ser funcionário da tal empresa, você tinha outros objetivos ou apenas se via como o ¨gerente financeiro da empresa x ¨, lá sim você era o tal , fora de lá você se vê perdido sem importância alguma.
Podemos nos estender em várias situações como : perda de emprego, fim de relacionamento, perda de um papel especifico dentro da uma comunidade religiosa, crescimento dos filhos  …
Quanto mais papeis você diversificar na vida, menos abalo vai sofrer sua estima quando perder UM dos papeis, lembre-se que os outros papeis vão te sustentar
Agora o que fazer para reparar a dor quando estiver se sentindo tão menosprezado ?
Primeiro entenda que o fim de alguma situação, não depende apenas de você , o fim de um relacionamento amoroso por exemplo, talvez a outra parte não consiga ir adiante, não por falta de atributos seus e sim por questões dela mesma .
Seus filhos cresceram , lembre se que você pode e deve desempenhar uma aproximação com eles de outra forma , hoje o acalento pode ser  outro, hoje você não segura pelas mãos pra leva lo a escola, mas pode segurar pelas mãos simbolicamente, quando seu filho lhe contar de uma promoção, uma viagem , uma paquera …
Este assunto da autoestima, não se resume em apenas se arrumar, ficar cheiroso, com ar de bem cuidado … vai bem além disso tudo … é se sentir importante, mesmo em momentos em que a sua importância é menos notada.
Se sentir interessante, atraente  mesmo que o olhar de seu amado não deixe isso tão claro, mesmo que hoje em dia você não tenha mais esse tal amado em sua vida …
Se sentir bonito ao se olhar no espelho, não apenas por  seus traços serem harmônicos e sim por saber que você tem uma história a ser contada …
A auto estima não pode se resumir em ter um cabelo de tal jeito , uma barriga de tanquinho , uma perna super trabalhada na academia …ter uma imagem quase que perfeita ajuda a se sentir atraente, mas a auto estima pode ficar abalada caso se olhar no espelho e não ver ¨os gomos da tal barriga de tanquinho ¨, ai não podemos dizer que sua auto estima é boa só por que cuida exaustivamente do corpo.
Aprenda a cuidar de você , se dê agrados mesmo quando este agrado não vier da pessoa que você mais espera vir …
Aprenda a se gostar , a curtir a sua pessoa , ria de si mesmo, brinque um pouco com você , se presenteie, se olhe e pense : cara eu gosto de você !

Sandra Mariani

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s