Por que Me Corto ?

Quando você ouve de uma paciente, que tem em média uns 16 anos que ela  se corta quase que diariamente , você como analista observa o tom da fala do paciente , ou seja , ela conta o ocorrido como se estivesse lhe mostrando seu novo celular ou fala de maneira triste , dolorida envergonhada do fato ?
Se observa em que momento ela se submete a isso ? o que precede ao fato e principalmente depois  que ela se fere, como ela se comporta diante de seu grupo de amigas, parentes … 
 O que faz ela agir assim ?
Temos os jovens que querem chamar a atenção, provocando inquietação, querem deixar o Outro sem saber o que fazer,pedem ajuda mas quando seu amigo tenta ajudar se esquivam .
  Se ferem e no dia seguinte mostram no colégio de maneira displicente seus ferimentos para as amigas e imediatamente fazem um pedido de sigilo …  assim se instala o pacto entre elas… todas sabem que a amiga se fere mas não podem falar isto para ninguém e com isso acabam reforçando o comportamento, gerando um clima de histerismo coletivo . Um jovem que tem este comportamento  na escola,  pode  acabar influenciando outros no grupo , vários passam a se ferir , mas aos poucos vão deixando de se machucarem, pois eles próprios não veem muito significado nisso. 
Tem o corte que vira moeda de troca para receber atenção do garoto, se você não ficar comigo e gostar de mim eu me corto e digo para todos que foi a sua culpa com isso o garoto se sente impotente,  muitas vezes finge corresponder ao interesse amoroso para proteger sua colega.
Como agir nestes casos ?
Se ela chama a atenção se ferindo, como agiria se ninguém a olhasse com tanto espanto cada vez que expusesse seus ferimentos ?  Provavelmente aos poucos perceberia que precisa mudar de tática.  Se ninguém mais obedecesse o fato de manter sigilo ? Ela se envergonharia de ser exposta e isso poderia extinguir seu comportamento.
Agora temos os jovens que realmente tem uma dor interna muito grande, seus ferimentos são na alma, e se cortam de maneira abrutalhada , se ferem seriamente e escondem  seus machucados, não há frenesi ao mostra-los e sim muita vergonha do que fazem .
Eles tem um ritual a ser cumprido ao se ferirem… depois de serem expectadores de cenas tristes ( brigas familiares, alcoolismo dos pais, abuso sexual, bulling , falecimento de um ente familiar ) eles se ferem seriamente colocando a vida até em risco.
Se a pessoa esta sofrendo, por que sofreria mais se ferindo ?
 Ao se ferirem a jovem fica como que aprisionada ao fato, tem uma logística a ser seguida.
 Primeiro o preparo para se ferirem, depois vivenciar a dor que foi  instalada  e finalmente o isolamento , a pessoa se isola de qualquer interação familiar , alimenta pensamentos mórbidos e por fim tem toda uma preocupação em esconder as evidencias dos machucados as pessoas do seu convívio. 
Percebe -se que neste caso se faz urgente a atenção, o acolhimento e o tratamento a jovem .
Caso tenha uma amiga que se fere realmente ( 2 caso )  pus no feminino, pois a incidência é maior nas garotas , diga que quer ajuda la e não faça pacto com ela ao saber disso, você vai ajuda la se coloca la o mais rápido possível em tratamento , peça ajuda a alguém que saiba o que fazer .
O tratamento psicanalítico ajuda muito, a faz entender o que se passa , resgata a sua autoestima e lhe devolve  segurança  para seguir sua vida com projetos, planos , visualizando um futuro pela frente.  
O corte, muitas vezes a distrai no sentido de lhe tirar da realidade de outras dores existenciais, enquanto ela sofre com o retalhamento da pele, ela se abstrai de outras situações em sua vida que a fazem se sentir retalhada como ser , ela se anestesia de situações que são mais delicadas que um corte na pele por maior que seja este ferimento.
Caso esteja acontecendo isto com você, nos escreva que estaremos prontos para ajudar, antes de se ferir pare e peça ajuda !



Sandra Mariani

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s