Estou Gorda e só penso em comer

Comida … para cada pessoa o comer tem um significado .

Para alguns a comida tem como objetivo nutrir , manter a vida , a saúde, são pessoas preocupadas com o valor nutricional de cada alimento, a cada mordida  se pensa o que este alimento esta colaborando com minha saúde , normalmente esta pessoa se alimenta de forma correta, pratica exercícios e tem um biotipo magro para normal.
Ela pensa em comer quando realmente esta com fome .
Tem outros que apenas comem , o alimento o acompanha em qualquer situação, são pessoas que classificam qualquer mal estar como fome , tem dificuldade até de diferenciar sede, cansaço , para ela tudo isso é traduzido como fome .
Usa a comida como algo que conforta toda e qualquer sensação desagradável , se esta triste esta pessoa recorre a comida , se esta preocupado ela come  ,  remete inconscientemente a comida ao amparo maternal que teve lá nos primórdios da sua infância.  
Tem estudos em que o obeso é visto emocionalmente como uma pessoa imatura e muito sensível a frustração, ou seja , o individuo recorre a comida como forma de compensação do afeto que carece e sente que todo e qualquer afeto recebido é pouco perto do que merecia receber.
Tem pessoas que associam o ato de comer como um meio de dialogar com o Outro, todo e qualquer encontro tem a comida como personagem principal , a comida vira o indicador de que é um bom anfitrião, sendo assim o comer é algo social e nem sempre se reunir em volta do alimento faz a pessoa comer demais , pois ela tem o outro que a observa e a  interdita deste comer desenfreado.
Muitas pessoas fora do peso comem sozinhas, comem quando se sentem solitárias , entediadas , nada as interdita quanto a quantidade e qualidade do que se alimentam, elas apenas comem .
O que se percebe na clinica a pessoa que come compulsivamente,   acaba se sentindo mal com  seu corpo e diante desta constatação ela para se acalmar come mais ainda o que é obvio piorando mais ainda a  sua silhueta,  se instaurando um circulo vicioso.
O que fazer para romper isso?
Primeiro diferenciar o que é fome real , da sede , do sono e do cansaço.
Depois que conseguir diferenciar estas sensações básicas do ser humano , vamos para algo mais complicado que são suas emoções.
Você come quando esta – entediado, triste, carente, ansioso , irritado  ?
Que tal aprender a lidar aos poucos com cada sentimento . 
Observe qual destes  sente com mais frequência e que te leva a cozinha para aplaca lo ?
Toda vez que for comer pense do que necessito neste momento ?
Comida , amor, companhia , um abraço , divertimento …
A letra da musica dos Titãs – Comida fala bem disso   
Sandra Mariani 
 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s