Depressão Masculina

Atualmente aumentou a incidência de homens na faixa etária entre 40 a 55 anos que  reclamam de excesso de cansaço, desanimo , uma irritabilidade anormal e falta de desejo sexual .
 O que se passa com eles ?
Provavelmente estão deprimidos .
O que é depressão ?
Sob o olhar da psicanálise é estar debaixo de uma pressão repentina ou cronica , e esta pressão comprime , espreme mentalmente e fisicamente quem esta submetido a ela.
Agora imagine neste momento politico em que estamos passando, no qual o funcionário tem que gerar lucros , ele tem que ser positivo e criativo mesmo que esteja esgotado, tem que obrigatoriamente ver saídas e se não as vê, pode ser o próximo a ser demitido.
Este homem pressionado se cansa, sua energia escoa como se fosse uma piscina acometida por um vazamento, ele se irrita com tudo, toda situação que o exige mais como perguntas, solicitações de atenção, metas a serem cumpridas, tudo parece o comprimir mais .
O que fazer se estiver se sentindo assim ?
Em primeiro lugar admitir que não está bem,  mediante esta exigência toda provavelmente esta deprimido, não porque é um homem fraco e sim por estar sobrecarregado e não ver saídas. 
Segundo procurar ajuda .
Qual ajuda ?
 Um profissional da área da saúde mental , este profissional vai lhe dar a oportunidade de falar sobre seus problemas e ajuda lo a ver saídas aonde parece não ter solução.
Enquanto isso, procure uma atividade física como caminhar, andar de bicicleta, nadar, cozinhar … são atividades que vão lhe distrair e ajudar a encher seu tanque de energia novamente para a semana . 
Como fica o seu relacionamento caso esteja deprimido ?
Fica alterado, sua falta de animo para com sua companheira, tanto animo para conversar , sair , sexual, pode fazer com que ela não saiba como agir, pode se sentir não amada, não desejada por mais que você diga que o problema não seja ela , e isto vai lhe desanimar mais ainda.
Se não conseguir falar do que sente, escreva uma carta mostrando como anda se sentindo , que a ama e peça  ajuda para vencer este momento critico.
Fingir para a família que esta tudo bem vai lhe acarretar mais tensão, exponha seus anseios .
Estar deprimido é estar sob uma grande pressão, o pressionando ao ponto de se sentir impotente sem animo para reagir … 
Procurar ajuda é no minimo pedir para que alguém entenda que seu fardo é pesado demais para você suportar e só o fato de pedir socorro já vai lhe trazer mais alivio.
Como conviver com um chefe de família abatido ?
A sensação é de uma insegurança generalizada, principalmente se a companheira não gerar renda.
Sentar com este homem cansado, esgotado e ser objetiva .
A pergunta obrigatória é o que podemos fazer para você se sentir melhor … o que você necessita neste momento … e principalmente insistir para que ele procure ajuda terapêutica.
Se você estiver ao lado de alguém com estes sintomas o apoie , pois uma pessoa deprimida se sente totalmente desamparada.
Espero que este artigo dê alguma luz a sua situação!


Sandra Mariani

  
     

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s