Autoestima Boa

Gostar de si mesmo , se sentir bem com sua aparência,  se olhar no espelho e não brigar tanto com a imagem que vê no espelho ,gostar da sua voz , do seu jeito de ser , se sentir firme no que diz , ter pensamentos positivos, quanto ao que pensam sobre a sua pessoa…
Para algumas pessoas tudo isso é impossível, estas pessoas tem uma visão de si muito empobrecidas, se veem como pequenos, não gostam da sua aparência, da sua voz , da sua vida, se acham desinteressantes, ao ponto de evitarem contato com o Outro, pois sentem que não tem nada a oferecer.
Elas se retraem, vivem trancadas simbolicamente , saem , estudam , trabalham, mas pouco interagem aonde estão, parecem uns zumbis emocionais , não se sentem bem com as pessoas , pois sentem que não vão agradar e por isso se fecham.
Se a infância foi boa , afinal brincavam , tinham amigos , por que se fechou tanto ao entrar na adolescência ?
Uma das situações para se fechar, é  não gostar de sua imagem corporal , ou se sentem gordo demais , magro demais , ou alto , ou muito baixo e não sendo como gostariam  se isolam , ficam aprisionados a sua imagem .
Alguns jovens compensam isso, usando algum atributo que gostam em si e exploram isso, sendo o cara brincalhão da turma, a garota que sabe dar conselhos , o jovem se sobressai usando algo que tem de diferente e vejo como uma boa saída, sinal de inteligencia emocional, usar o que tem ao invés de buscar freneticamente o que não tem.
Outra situação que mexe com a autoestima é não ter iniciativa para buscar o   que se deseja na vida , as vezes a pessoa não vai atrás de seus desejos, pois desconhece o que realmente quer na vida e com isso fica a margem do ritmo do grupo , se sente inferior aos que saem e buscam seus desejos.
Não ir atras do que  se deseja, faz você virar expectador das conquistas do outro , a sensação é de inferioridade frente ao outro que consegue e você não .
Ter uma visão pequena do mundo, ser desinformado aumenta a baixa estima, pois numa conversa a sensação de estar aquém do grupo faz aumentar a inadequação, a sensação de não tenho nada para falar  , impede que você se abra e se comunique com o grupo .
Primeiro lugar saia do seu ostracismo , olhe para as pessoas ao seu redor e veja o que você pode fazer para interagir, pois interagindo você obviamente vai se tornar mais interessante para o outro, o clima familiar , o clima entre os amigos vai ser mais favorável .
Segundo ponto, alargue seus conhecimentos , uma pessoa pode não ser tão bonita , tão charmosa, mas se ela tem coisas a acrescentar numa conversa por exemplo , ela com certeza vai acabar agradando pela sua simpatia, inteligencia e desenvoltura .
Gostar de si mesmo é um exercício para alguns diário, corte pensamentos negativos de menos valia e observe o que você tem de bonito , seus olhos , cabelo , pernas, seu sorriso …
Se cuide mais , seja mais atencioso com sua aparência, o ficar largado só reforça o quanto você não se gosta e isso o outro percebe e acaba agindo com você da mesma forma.
Conquistar a boa estima dá a sensação de liberdade , você consegue circular no meio das pessoas se sentindo bem pelo o que você é …gordinha , magra, sem o corpo tão definido como gostaria de ter !

 

Sandra Mariani

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s