Problemas, como lidar ?

Todos nós temos problemas, uns financeiros, outros de ordem amorosa, outros familiares, outros de saúde …
O que difere uma pessoa que sabe lidar com problemas da outra que se perde no meio deles?
O que difere é a estrutura de personalidade de cada um.
Pessoas pesadas, tem uma estrutura de personalidade (melancólicos ou histéricos) que ¨precisam¨ estar envoltos em problemas e por mais que os familiares façam para ajuda-las, se veem impotentes e irritadiços sem saber mais o que fazer , todo esforço é em vão.
Eu disse ¨precisam ¨estar no meio de problemas, eles os cultivam como se fossem orquídeas, no sentido de rega-los e aduba-los periodicamente com pensamentos ruins, existe um certo ¨prazer ¨em verificar se a planta esta crescendo adequadamente, ou seja , se seus problemas estão tão enraizados ao ponto de ninguém conseguir ajuda los .
Os pensamentos dessa pessoa fortifica diariamente seus problemas, um pequeno problema vai aos poucos se tornando imenso e sem saída.
O que fazer para ajudar uma pessoa, que cultiva problemas como se fossem orquídeas ?
MINIMIZE cada vez que ela apresentar um problema como se fosse enorme, mostre saídas, tranquilize as  suas inquietações, não ridicularize, pois isso vai apenas agravar o quadro.
Lembre-se, pessoas assim se sentem aflitas com seus problemas, tudo fica enorme a sua frente, impedindo de andarem pela vida …
Tem duas estruturas de personalidade que favorecem isso : estrutura histérica e a melancólica .
Na estrutura histérica a pessoa não se satisfaz com sua vida , tudo do outro é melhor, a casa , o casamento , o emprego, o Outro é mais feliz que ela e pronto.
Na estrutura melancólica, existe uma tristeza fina e quase que imperceptível , parece uma estação de rádio mal sintonizada, um ruido que dificulta a pessoa a enxergar as coisas como elas realmente são.
Como se ajudar, se você se identificou com essas características ?
Primeiro entender que os pensamentos precisam ser higienizados, não podemos ficar o dia todo pensando coisas ruins, desanimadoras e achar que isso não vai lhe influenciar.
Se tiver facilidade em pensar coisas ruins, imediatamente corte esses pensamentos e substitua por pensamentos construtivos.
È uma tarefa difícil, mas que exercitando você pode melhorar , mas caso perceba algo incrustado em sua mente, ai só a ajuda terapêutica vai auxiliar.
Lembre -se da orquídea, passe a cultivar pensamentos bons, olhe o lado bom das coisas, veja saídas, converse com alguém que tenha uma boa visão da vida, se abra … não cultive seus problemas que eles com certeza ficaram enormes.

Sandra Mariani

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s