Gravidez na Adolescência

A adolescente conhece o garoto , começam a se falar o tempo todo , se encontram , trocam confidencias , brincadeiras e as intimidades vão crescendo até o dia que a garota ( normalmente ) é colocada numa situação , ou ela se entrega ao garoto como prova de amor ou ele vai embora .
Ela quer ter relações com ele mas geralmente não se programa para isso, acontece como dizem e nesta falta de programação, as vezes nem camisinha se usa , muito menos contraceptivos.
Ela ir num ginecologista envolve falar com a mãe , ou alguém que ela se sinta a vontade para contar que embora tenha pouca idade , esta tendo vida sexual , sendo assim ela começa de uma maneira inconsequente, facilitando a gravidez numa idade que o ideal é ela estar se preparando para a vida e não cuidando de um recém nascido.
Bem… a garota engravidou e agora tem a etapa como contar para os pais , para o namorado, para as amigas e como ir pra a escola .
Ela vai lidando com cada etapa e neste ínterim sua gravidez vai avançando, sua preocupação é como se sair bem em cada situação e dificilmente seus pensamentos vão muito além disso, meditar o que será dela no futuro nunca acontece, suas preocupações são pontuais …
Tem aquela garota que por intermédio da gravidez se sente mais importante , seu status aumenta , agora seu futuro tem algo consistente a se pensar, são garotas que tem poucas expectativas quanto a seu futuro, sonhavam muito, mas faziam muito pouco para alcança-los .
Tem as outras garotas que pelo contrário, tinham muitas metas e a gravidez impediu todas elas , a sensação de desespero é muito grande , é insuportável lidar com esta gravidez , neste caso é muito importante o apoio dos pais , quanto maior o nível social da família, menos preparada para esta gravidez todos estão, a gravidez ocupa o lugar de uma doença grave no seio familiar .
Todos demoram a assimilar o fato , a preocupação é logo quem vai cuidar desta criança para que os planos de vida da jovem não sejam impedidos .
Nestas garotas que tinham o mundo pela frente , quando a criança nasce normalmente é a mãe que cuida , que passa a assumir o papel de mãe deste neto, já as garotas que não esperavam grandes coisas de seu futuro elas se apegam ao filho e cuidam muito bem da criança, já que este filho simboliza conquista, uma grande benção e elas se limitam ao papel exclusivo de serem mãe .
Como ficam os pais desta adolescente ?
A maioria ficam iguais a ela , num estupor aguardando esta criança chegar , tudo se resume a isso e nada é dito sobre o futuro da jovem quanto a trabalho, estudos e preparo para a vida.
Esta jovem com o passar do tempo , embora se torne uma mãe exemplar se cansa deste papel , percebe que sua vida ficou muito limitada e o seu relacionamento com o pai do filho nem sempre tem bons resultados .
Esta jovem aos poucos se sente envelhecida, com a auto estima baixa e com muito ciumes do pai da criança , gerando ansiedade e depressão.
Já a jovem cheia de planos , tem um relacionamento com o filho de expectadora , ela acompanha o seu crescimento, mas não tão achegada ao bebe.
O que é sugerido para a jovem gravida é ter planos de vida, não resumir sua vida a criação do filho.
Ter um filho é algo muito interessante mas no momento certo , não antecipe algo que tem o seu tempo certo de acontecer !
Por mais que o namorado participe da situação, a consequência maior sempre é da menina. Pense nisso.
Caso esteja grávida precocemente o que sugiro é ter planos para depois do nenê nascer , escolha uma profissão que possa cuidar de seu filho e ter sua própria renda isso fará você se sentir mais dona de sí.

Sandra Mariani

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s