Crianças

Este mês comemora-se o dia das crianças , o que me fez pensar sobre a educação dessas crianças atualmente.

A gente sabe, que antigamente os filhos obedeciam seus pais , a autoridade que tinham era clara, os pais não se submetiam aos caprichos de seus filhos independente da idade que tinham,  a ordem era para ser cumprida.
Foi uma geração de desejos reprimidos ?
De certa forma sim, mas respeitavam as leis , tinham ideia clara de responsabilidade.
Hoje em dia o que observo é o extremo.
Os pais cuidam mais em conjunto do filho, mas se perdem quando o assunto é limites, hoje a educação é mais voltada aos desejos de seu filho .
Seria correto a criança ter limites que horas dormir, o que assistir na t.v , o que deve comer e como organizar seus brinquedos ?
Claro que sim … desde crianças devem entender que existem leis a serem cumpridas e isto acaba sendo uma proteção para elas próprias , isto as fazem se sentir cuidadas .
Colocar limites cansa os pais e muitas vezes é preferível deixar as coisas acontecerem para não haver brigas, choros , resmungos , mas as consequências a longo prazo vão ser piores , ou você terá que educa -los agora e isso é trabalhoso, mas há probabilidades de seu filho lhe dar menos trabalho no futuro  .
Ou você vai levando com a barriga a educação de seu filho e no futuro terá muitas preocupações e muito trabalho com o desenrolar das coisas.
Se sua filha lindinha não pode ter o limite obvio do que assistir na t.v e ter hora para dormir, como ela vai entender o limite de avisar aonde estiver quando adolescente, que dirigir embriagada é crime … enfim quem não coloca regras agora, vai ensinar a seu filho que não há regras a serem seguidas , ele pode fazer o que bem entende .
Você esta preparado para ver este cenário lá na frente ? Amar o seu filho, mas vê lo fazendo o que bem entende e você não ter autoridade nenhuma para dizer não faça isso filho ?
Lembre-se ele não esta acostumado a respeitar o seu não … e não vai ser agora que vai respeitar .
 Cumprir a lei tem que ser internalizada nesta criança para que quando crescer ela consiga, entender como lidar com o Outro .
Na clinica percebe se isso,  a grande dificuldade que as pessoas adultas tem em lidar com o Outro, respeitar , ajudar , escutar , usar de empatia …  se você pesquisar a vida infantil percebe -se que foram crianças mimadas, as quais o que importava era apenas o que queriam e nada mais.
Quando adultos a área que mais fica comprometida é a do relacionamento amoroso, viram homens infantis , que brincam com o sentimento alheio, não levam nada a sério, se tornam maridos egoístas, cansativos , o que vigora é o desejo próprio dentro de casa.
As mulheres se tornam infantis, achando que num relacionamento amoroso ,  tem que se ter vantagens , parceria é algo que não sabem lidar, as coisas tem que ser do jeito que querem e caso não aconteça , elas tem crises de ansiedade mobilizando a família toda em volta delas.
Eduque suas crianças para se tornarem grandes adultos , um adulto que antes de mais nada, tenha a leveza de uma criança e a seriedade de quem age pensando no Outro .
Sandra Mariani
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s