Mulher de 50 anos

Outro dia, me perguntaram por que não escrevíamos nada sobre a mulher de 50 anos ?

Ai pensei é mesmo, tem muitas coisas para falar … Ela geralmente se casou , algumas estão divorciadas e outras optam em estar sozinhas e se sentem bem com esta escolha.
Eu diria que é uma fase em que você está como que no meio de um sanduíche… de um lado seus pais estão numa faixa etária de uns 70 anos ou mais exigindo cuidados, e de outro lado estão seus filhos jovens, cheio de sonhos, idéias, ansiedades e você tendo que dar suporte a tudo isso.
Então você tem que driblar as ansiedades que os jovens têm de engolir o mundo e o receio dos pais em ser tragados pela falta de saúde, pelo envelhecimento, pela solidão, de um lado você contém a ansiedade do jovem e de outro estimula a tristeza do idoso.
Você esta numa fase que se estiver casada, seu casamento tem em média uns 25 anos de duração, então convive com a tranquilidade da relação, mas ao mesmo tempo, com a falta de estímulo que a tranquilidade excessiva oferece.
Se for divorciada você se depara com a ansiedade, muitas vezes de querer ter um novo par, passear , ter vida sexual e a questão é aonde conhecer um homem bacana, maduro que valorize o seu conteúdo como um todo, voltar para ¨pista ¨como dizem, é um desafio que muitas vezes desanima por falta de conteúdo de muitos homens que apenas valorizam a juventude e desdenham a mulher intensa que é uma de 50 anos .
A mulher de 50 tem uma demanda atual que além de ter uma vida saudável, tem que estar bem visualmente isso inclui: academia , cuidados estéticos, uma cabeça boa e uma pele melhor ainda !
Outro dia , um colega meu de profissão disse que estamos infantilizados, que as gerações em geral querem e agem como se tivesse bem menos idade do que realmente tem .
De um lado é boa essa infantilização, a mulher de 50 hoje se dá o direito de ir pra academia , fazer cursos , fazer muitas vezes uma segunda faculdade , paquerar, viajar … enfim a mente dela pulsa, sempre quer mais , quer novidades e isso é muito bom !
Algo que acontece com a mulher de 50 é a entrada da menopausa, algumas mulheres não sentem sintomas algum. Já outras são tomadas com fortes ondas de calor, sensação de fraqueza, irritabilidade , angústia e um medo absurdo do que está por vim.
Algumas mulheres nesta faixa são avós, então cuidam dos pais, dos filhos , de si própria e dos netos .
Enfim a mulher de 50 está cheia de vida , driblando suas ondas de calor, seus anseios, seus sonhos , seus cremes e ainda lembrando que tem que levar um de seus pais para a consulta médica, hoje mais do que nunca, ela está antenada e sabe que para ser feliz tem que gostar de si mais do que ninguém.
Sandra Mariani

Um comentário sobre “Mulher de 50 anos

  1. Oi Sandra, lendo este artigo, a palavra que me vem a mente é polivalente. Não é fácil dar conta de tudo, mas o que apredi com muita terapia é que tenho que me amar em primeiro lugar. Não é egoismo, não. Se eu estiver bem comigo mesma, vou ficar bem com tudo e com todos a minha volta, e poderei dar conta de tudo que se espera da mulher de 50.
    Parabéns, para nós!
    Maria Alice Simões

    Curtir

Deixe um comentário